Segurança automotiva: um dos principais fatores no mercado de automóveis

O mercado automotivo no Brasil registrou um aumento significativo nas vendas desde o ano de 2015, de acordo com o portal Automotive Business. Esse mercado tem grande potencial de colaboração para a economia do país, pois emprega direta e indiretamente cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Sabendo disso, o investimento em tecnologias para proporcionar novas experiências aos consumidores é cada vez mais intenso, a fim de agregar mais segurança e conforto, sem deixar as novidades do mercado de lado.
Em um automóvel, são utilizados dezenas de milhares de componentes, cada um com sua funcionalidade específica, seja ela voltada a segurança ou a conectividade. Essa infinidade de produtos ajuda o OEM automotivo a desenvolver veículos mais seguros e tecnológicos e, nesse artigo, falaremos a respeito de alguns componentes essenciais e de que maneira eles impactam na segurança, fazendo total diferença na utilização do veículo.

Sensores de estacionamento

Esse é um tipo de tecnologia muito conveniente para estacionar o carro de uma forma ainda mais assegurada. Claro que, ao utilizar deste artifício, não quer dizer que o condutor não estacione bem, mas sim que ele zela por sua segurança e consegue por meio deste sistema uma melhor visualização da parte traseira, além de deixar o carro em uma distância adequada com relação ao outro.

Superaquecimento do motor

A Microchip possui drivers especialmente desenvolvidos para trabalhar sob altas temperaturas, uma necessidade em muitas situações de um projeto automobilístico.
Como exemplo, temos o componente ATA6832C, um driver de controle de motor do tipo triple half-bridge que suporta temperaturas de até 200ºC e é capaz de controlar três cargas diferentes com o uso de um microcontrolador em aplicações industriais e automobilísticas. Ele possui três saídas half-bridge formadas por três drivers high-side e três drivers low-side, capazes de conduzir correntes de até 1,0A. Este driver pode ser controlado via PWM ou até mesmo através da interface serial SPI, sendo capaz de controlar diversos tipos de carga como motores de corrente contínua, lâmpadas, resistores, capacitores e indutores.
Outra característica importantíssima deste driver é a proteção seletiva contra superaquecimento para cada comutador, juntamente com o pré-aviso de superaquecimento garantindo uma maior segurança do projeto.
Com as novidades automobilísticas em constante avanço, a necessidade de produtos que suportem altas temperaturas se faz cada vez mais necessário e é pensando nesse avanço que a Microchip busca inovar sempre em seu portfólio.

Sistema de alarme

Esse sistema é utilizado para garantir a segurança do veículo contra possíveis furtos ou roubos. Para isso, são utilizados sensores em locais estratégicos nos quais os criminosos podem realizar a ação. No ato, são emitidos sinais para os sensores e interruptores que processam a mensagem e determinam o acionamento do alarme sonoro, sinalizando o condutor do possível acontecimento. Os carros mais modernos possuem sistemas de alarmes mais avançados que podem possuir sensores de pressão e detectores de movimento.

Travas elétricas

As travas elétricas possuem um mecanismo que tem a função de travar e destravar as portas do veículo. Esse processo é realizado por atuadores que recebem informações dos sensores e levam tais informações para os pequenos motores elétricos, que geralmente ficam localizados na porta para a realização do comando solicitado.
Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais sobre a aplicação dos componentes mais usados nas indústrias.