As redes LoRa, utilizadas principalmente em projetos de IoT (Internet das Coisas), têm um padrão reconhecidamente seguro. Porém, sua característica de longo alcance com baixo consumo de energia incentiva o crescimento do uso dessa tecnologia e, com ele, a preocupação com a segurança dos dados transmitidos entre dispositivos e servidores.
Os dois níveis de segurança utilizados como padrão utilizam chaves de autenticação armazenadas nos servidores de aplicação e de rede. A preocupação é que esse armazenamento de chaves pode se tornar uma vulnerabilidade, com invasores buscando formas de acessar os códigos armazenados.
Essa vulnerabilidade foi o que motivou a Microchip, fabricante mundial de microcontroladores, a desenvolver o ATECC608A, um circuito integrado de criptografia e autenticação que possibilita armazenamento de chaves protegido seguro no nó e no back-end LoRaWAN, promovendo uma autenticação segura ao remover a exposição das chaves de autenticação ao software, firmware, locais de fabricação, usuários finais e outros terceiros.
Esse processo de adição de armazenamento de chaves seguras ao hardware, é facilitado ao utilizar o elemento seguro ATECC608A, emparelhando-o com o serviço do servidor de associação The Things Industries (TTI) para uma autenticação segura completa. As chaves de autenticação AES128 correspondentes também são hospedadas e protegidas nos servidores de associação gerenciados da TTI.
A arquitetura de serviços de servidor da The Things Industries torna a segurança das conexões LoRaWAN fácil e portátil. Este serviço é independente do servidor de rede, independente do servidor de aplicação e oferece a capacidade de proteger sua conexão.
Para uma autenticação segura, quando um dispositivo se identifica para uma rede LoRaWAN, ela contata o servidor The Things Industries para verificar se a origem é um dispositivo confiável. As chaves de sessão derivadas são então enviadas com segurança para o seu servidor de rede e servidor de aplicativos de sua preferência. O servidor de associação da Things Industries suporta qualquer rede LoRaWAN, desde redes operadas comercialmente até redes privadas construídas em componentes de código aberto.
A Microchip e a The Things Industries também fizeram uma parceria para tornar o processo de integração dos dispositivos LoRaWAN perfeito e seguro. As identidades de dispositivos LoRaWAN são reivindicadas pelo The Things Industries Join Server com intervenção mínima, eliminando a necessidade dos desenvolvedores terem experiência em segurança. Os clientes podem não apenas escolher qualquer rede LoRaWAN, mas também podem migrar para qualquer outro servidor de associação LoRaWAN, recodificando o dispositivo. Isso significa que nenhum fornecedor tem controle total sobre onde e como as chaves do dispositivo são armazenadas.
A parceria inclui um ano de serviço The Things Industries para cada dispositivo Microchip, com a opção de estender o serviço após esse período.
O Grupo Autcomp atua no mercado de componentes eletrônicos, oferecendo produtos e soluções dos mais renomados fabricantes do mundo há 27 anos. Nesse tempo, as duas unidades de negócio que compõem o grupo já atenderam mais de 2.000 clientes.
Para saber mais sobre os lançamentos do mercado e outros produtos relacionas à tecnologia LoRa, clique aqui e entre em contato com nossos consultores.