Como escolher o microcontrolador certo para o seu projeto?

O microcontrolador desempenhou, e ainda desempenha, um papel fundamental na revolução tecnológica que moldou a vida moderna. A lista de possíveis aplicações de microcontroladores é longa: Wearables de baixo custo, equipamentos médicos, produtos eletrônicos de consumo sofisticados, dispositivos industriais robustos, sistemas militares e aeroespaciais de última geração – esses componentes adaptáveis, acessíveis e fáceis de usar são uma adição bem-vinda a praticamente qualquer produto eletrônico.
Diante de uma variedade de modelos, descrevemos abaixo algumas das características importantes para ajudar você a escolher o componente certo para o seu projeto:

Parâmetros Críticos do Microcontrolador

Você precisa identificar seus requisitos mais importantes e específicos. Muitos periféricos e funcionalidades de
processamento estarão disponíveis em praticamente qualquer microcontrolador moderno e, portanto, não são interessantes para restringir sua busca pelo item ideal – por exemplo, você não precisará procurar um MCU que
ofereça comunicação serial básica, frequências de clock acima de 10 MHz, quantidades adequadas de Flash e RAM, um oscilador interno, temporizadores de uso geral ou um módulo de depuração integrado (eles geralmente usam a interface JTAG).
Os pontos a seguir fornecem alguns exemplos de funcionalidades “menos padronizadas” que ajudam você a restringir a lista de microcontroladores que podem ser apropriados para um determinado projeto.

Conversor Digital-Analógico

Você não terá dificuldade em encontrar uma MCU que inclua um conversor analógico-digital, mas os DACs são significativamente menos comuns. Eles são, no entanto, muito úteis em certas aplicações, e um DAC integrado é certamente muito mais conveniente que um DAC externo.

Conversor Analógico-Digital

Os ADCs são comuns, e isso é verdade, mas é importante salientar que muitos ADCs de microcontroladores estão na faixa de desempenho de baixo a moderado. Se você precisar de um ADC com uma resolução ou taxa de amostragem muito alta, você terá que fazer disso uma prioridade em seu processo de seleção.

Frequência de clock

Se você deseja um microcontrolador que seja mais compatível com funcionalidades DSP de grande esforço computacional, é necessário priorizar os dispositivos que suportam altas frequências de trabalho. A Microchip, por exemplo, possui MCUs de 32 bits de alto desempenho que operam a até 300MHz.

Barramento Serial Universal (USB)

A interface USB é uma forma dominante de comunicação serial, um meio altamente eficaz de transferir dados entre um dispositivo embarcado e um PC, e dentro do contexto dos produtos eletrônicos de consumo é indispensável. Se você está procurando um método compacto e direto de incorporar a conectividade USB ao seu sistema, recomendo que você se concentre em microcontroladores que incorporam um módulo USB.

Sensor Touch capacitivo

O Sensor Touch capacitivo é uma forma cada vez mais popular de interface de usuário. Embora esse sensor seja conceitualmente simples, a implementação real pode ser bastante complicada, e definitivamente é útil ter um microcontrolador que seja especificamente destinado a suportar esse tipo de interface. Caso você utilize sensores touch em seu projeto, é importante priorizar este recurso durante a seleção de peças.

Custo e tamanho da embalagem

É difícil colocar esses parâmetros em uma parte específica do processo de seleção de peças, porque sua importância varia muito de um aplicativo para outro. Em alguns casos, você tem bastante espaço na placa e pode ignorar completamente o tamanho do pacote, e o custo é geralmente irrelevante para engenheiros que estão desenvolvendo protótipos ou sistemas que nunca serão produzidos em grandes quantidades.
Por outro lado, é possível encontrar inúmeros produtos eletrônicos que são muito pequenos e baratos, como também eles podem apresentar apenas uma dessas características, ou ser pequeno ou barato. Nessas situações, você precisa estar sempre ciente do preço e / ou do tamanho do pacote à medida que você gradualmente filtra peças com base em seus parâmetros críticos e em seus fabricantes preferidos.

Hardware de avaliação

Todos, desde amadores a engenheiros profissionais, podem se beneficiar de uma placa de desenvolvimento acessível e cuidadosamente projetada. Essa é geralmente a maneira mais indolor e confiável para avaliar um microcontrolador e ganhar alguma familiaridade com sua interface de programação e detalhes funcionais.
Depois de restringir a pesquisa a alguns modelos de MCU, é importante verificar a disponibilidade e custo das placas de desenvolvimento para estes itens.

Para esclarecer, o que é microcontrolador?

Um microcontrolador é um dispositivo de circuito integrado (CI) usado para controlar outras partes de um sistema eletrônico, geralmente por meio de uma unidade microprocessada (MPU), memória e alguns periféricos. Esses dispositivos são otimizados para aplicações embarcadas que exigem funcionalidade de processamento e interação ágil com componentes digitais, analógicos ou eletromecânicos.
A maneira mais comum de se referir a esta categoria de circuitos integrados é “microcontrolador”, mas a abreviatura “MCU” é usada como sinônimo de “unidade microcontroladora ”. Você também pode ocasionalmente ver“ µC (onde a letra grega µ substitui “micro ”).
“Microcontrolador” é um nome bem escolhido porque enfatiza as características que definem essa categoria de produto. O prefixo “micro” implica em tamanho reduzido e o termo “controlador” remete a uma habilidade aprimorada para executar funções de controle. Essa funcionalidade é o resultado da combinação de um processador digital e memória digital com hardware adicional que é projetado especificamente para ajudar o microcontrolador a interagir com outros componentes.
Esperamos que esse pequeno guia ajude você a navegar pelo processo às vezes intimidador de escolher um microcontrolador dentre os milhares disponíveis comercialmente. E, claro, nossa equipe está sempre à disposição para apresentar as opções mais atuais para aplicação, de acordo com o seu projeto.