Confira 4 tendências tecnológicas mais esperadas para 2022

Um novo ano iniciou e com ele vêm também grandes tendências que os mercados tecnológicos apostam que serão grandes destaques. Neste artigo, separamos as principais apostas para esse ano no ramo da tecnologia.

1 – Computação aliada a privacidade

A proteção de dados sempre foi um fator muito importante para as empresas, mas depois que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor, isso se tornou uma preocupação imprescindível para a empresa, visto aquelas que não seguem a lei estão sujeitas à multa.

Com isso, a privacidade e proteção de dados é uma das tendências destaques para o ano de 2022 e com a ajuda da computação, será possível a utilização de técnicas pensadas e projetadas para extrair apenas informações relevantes para a empresa, mas que ao mesmo tempo, atendam às conformidades.

2- Pagamento Digital

Como a pandemia do COVID-19 acarretou no fechamento das lojas físicas no período mais crítico de contágio, os e-commerces deram um salto em vendas porque as pessoas passavam mais tempo no digital. Com isso, os pagamentos por meio digital tiveram também uma notável crescente e a previsão é não parar por aí.
Empresas de pagamentos digitais apontaram recordes de pagamentos realizados e apostam em um crescimento neste ano através de novas plataformas para pagamentos on-line.

3- Buscas por Voz

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Um grande exemplo disso são os auto-falantes inteligentes que teve um número de vendas recorde em 2020 com mais de 150 milhões de unidades vendidas no mundo.
Facilidade e praticidade à literalmente um comando de distância é tudo que o ser humano pode querer, por isso as buscas por voz tendem a continuarem se destacando e, segundo estimativas, haverá no mundo todo cerca de 8,4 bilhões desses aparelhos. Demais, né?

4- Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A realidade virtual e a realidade aumentada eram tendências crescentes antes da pandemia, mas a quarentena, o trabalho remoto e a vida pré e pós-pandemia aceleraram sua adoção.

Isso porque a tecnologia impulsionou o seu uso tanto para trabalho, quanto para o entretenimento, na qual essas duas tendências se destacam. Uma prova desse tipo de tecnologia prometer muito daqui em diante, é que o próprio Facebook mudou recentemente seu nome para Meta, que é uma abreviação de metaverso, um mundo virtual onde as pessoas convivem socialmente.