Entenda a importância da Inteligência Artificial para a Industria 4.0

A 4ª Revolução Industrial é um assunto muito falado nos últimos anos e, atrelado a ela, vem também muitas possibilidades junto à tecnologia de Inteligência Artificial. Vamos entender um pouco mais sobre qual o papel da IA e sua importância para a chamada Indústria 4.0.

Entendendo sobre Inteligência Artificial

Inteligência Artificial ou Artificial Intelligence, é classificada como um ramo de pesquisa da ciência da computação. Aqui no nosso blog temos um artigo com mais detalhes e algumas inovações que se destacam usando IA. Basicamente, a ideia principal dessa tecnologia é assemelhar-se com o cérebro humano, fazendo com que os dispositivos sejam capazes de desempenhar tarefas e resolver problemas baseados na nossa inteligência, ou pelo menos o mais perto possível dela.

Indústria 4.0 e o uso de Inteligência Artificial

A 3ª Revolução Industrial foi caracterizada pelo desenvolvimento de processos de automação e sistemas de gestão da manufatura. Já a Revolução Industrial, conhecida também como era da informação, é caracterizada pela forte presença de conceitos como robótica, dados, conectividade, integração, otimização, modularidade e inteligência., que é justamente nossa realidade atual.

Hoje, com os constantes avanços a que a tecnologia foi submetida, ela foi capaz de contribuir cada vez mais para a indústria e diversos outros setores, esse é um dos principais motivos da Inteligência Artificial se tornar grande parte da então chamada Indústria 4.0.

Vantagens da Inteligência Artificial para Indústria 4.0

O uso da tecnologia é cada vez mais frequente nos setores da indústria, e desde que a Inteligência Artificial começou a se destacar no mercado, ela vem contribuindo fortemente e trazendo grandes vantagens como:

Dados em tempo real: Ao ter uma conexão única entre as máquinas, é possível aproveitar os dados e analisá-los em tempo real, o que é uma grande ajuda para a tomada de decisão rápida nas empresas otimizando tempo e obtendo resultados mais proveitosos.

Identificação de ineficiência: quando acontece um erro no processo, às vezes com a mão de obra humana, é difícil identificar de onde exatamente surgiu o problema, causando interrupção dos processos, o que custa tempo e dinheiro. Com a Inteligência Artificial, torna-se possível uma análise rápida dos problemas chegando rapidamente a sua origem exata, minimizando custos.

Redução de erros e produção rápida: Muitas indústrias já automatizaram seus processos e substituíram a mão de obra humana por máquinas. Com isso, a redução da chance de erros é consideravelmente alta, além de proporcionar uma produção mais acelerada,

Chatbots: Muitas empresas já utilizam hoje e é uma das principais ferramentas para estabelecer um atendimento rápido ao cliente.

A tecnologia vem para atribuir novos patamares na indústria e, com isso, ela cresce cada vez mais. É claro que ainda há muito o que ser estudado sobre essa tecnologia, aprofundando ainda mais nas suas inúmeras possibilidades de contribuir para indústria e demais setores. Por enquanto, seguimos acompanhando essa constante evolução e esperar por novos passos em busca de um futuro inovador dentro da Indústria 4.0.