IoT e sua importância para sociedade

A tecnologia é uma ciência que ainda tem muito a se descobrir sobre ela. Já foram diversas conquistas e realizações na sociedade em busca de trazer inovações que revolucionem o dia a dia do ser humano. Pensando nisso, vamos entender um pouco sobre uma tecnologia que vem se destacando atualmente mas que ainda tem muito para sobressair: a IoT.

O que é IoT?

A IoT (Internet of Things) é a famosa internet das coisas que traz em seu conceito a ideia de atribuir inteligência e conexão entre objetos e seres humanos, a fim de que exista uma interação entre eles.
Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. Essa inovação tecnológica já é realidade nos nossos dias muito mais do que imaginamos. Já podemos ver isso sendo aplicado em setores industriais, varejo e até cidades inteligentes.

Importância da IoT para sociedade

A tecnologia tornou-se aliada do homem e, sendo assim, ela participa ativamente dos seus dias com o surgimento da IoT. Com apenas um celular é possível controlar o abrir de uma janela ou o processo de uma máquina de lavar, tudo isso baseado em uma conexão Wi-Fi. É a internet das coisas e suas aplicações sendo colocadas em prática.
Estudos recentes da International Data Corporation (IDC) apontam que o mundo contará com cerca de 40 bilhões de dispositivos conectados até 2025. Todo esse sistema de conexão reflete positivamente na economia mundial, pois pode ser capaz de movimentar cerca de trilhões de dólares com o consumo da tecnologia e internet pelos seus usuários.
Com tudo automatizado, funções básicas podem ser atendidas, suprindo necessidades e trazendo segurança a todos que as utilizam. É assim que a IoT vem para somar em nossas rotinas diárias!
Vale reforçar que os eletrônicos são tão importantes quanto os próprios objetos, pois suas funcionalidades operam em função de um circuito adaptado para realizar a ação desejada. Componentes de conexão para a conversação entre celulares e equipamentos, leitura e visualização por meio de painéis de LED e display fazem a diferença para que a interação entre os objetos e as pessoas seja feita com êxito e a Internet das Coisas conquiste um espaço ainda mais abrangente na vida das pessoas.