Resistor: O que é, funções e tipos

Quando o assunto é circuito elétrico, é muito comum a presença de resistores, presentes em praticamente todas as instalações, por ter uma função básica, porém importante para o funcionamento do circuito. Vamos falar um pouco sobre esse componente para entender como funciona e quais tipos existem.

O que é resistor?

Basicamente, os resistores são responsáveis por transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito Joule. Isso ocorre em determinado ponto do circuito em que estão inseridos. Esse tipo de componente não possui polaridade (negativo e positivo) ele possui dois terminais, assim sendo, desde que um desses terminais seja ligado no positivo e o outro no negativo, não haverá problemas em seu funcionamento.

Leitura

Para utilizá-los, é de extrema importância saber realizar a leitura dos resistores de forma correta, pois é assim que se identifica qual é o resistor ideal para o circuito que você está operando. Essa leitura é feita por meio das listras coloridas que estão no próprio resistor e são elas que apontam o valor de resistência e tolerância de cada um deles.

Figura 1 – Resistor com 4 faixas

Existem no mercado, resistores de até 6 faixas. A primeira faixa é aquela que se encontra mais próxima a um dos terminais do resistor. No caso do resistor de 6 faixas, o valor de cada faixa é dado da seguinte forma: primeira – centena, segunda – dezena, terceira – unidade, quarta – número de zeros ou multiplicador, quinta – tolerância, sexta – coeficiente de temperatura.
Figura 2 – Tabela com código de cores dos resistores

Tipos de Resistores

Existem diferentes tipos de resistores, cada um com sua funcionalidade para determinado circuito. Vamos apresentar alguns deles:

Resistor Variável

Nesse resistor é possível realizar alterações dos valores de resistência. Em alguns casos isso pode ser feito por meio de um botão, ao girar um eixo ou até mesmo pelas variações do meio ambiente. Esse resistor é útil para controlar o circuito por conta da variação intencional que pode ocorrer em relação a corrente e tensão.

Trimpots

Esse tipo de componente é utilizado quando há a necessidade de um determinado valor de resistência no circuito, que um simples resistor não é capaz de fornecer. O Trimpot nada mais é do que um potenciômetro miniatura ajustável.

Potenciômetro

O potenciômetro também possui resistência elétrica ajustável. Ele é caracterizado pelos três terminais nos quais a conexão central é deslizante e manipulável. Quando os três terminais são utilizados simultaneamente, esse componente passa a operar como um divisor de tensão.

LDR ou Fotoresistor

Conhecido por Fotoresistor e também LDR (Light Dependent Resistor) , ele tem como principal função limitar a corrente elétrica que passa por ele. Esse efeito ocorre porque esse componente é sensível à luz e por isso sua resistência sofre variações. Quanto maior a intensidade luminosa, menor a resistência, e quanto menor, maior o valor de resistência oferecida por ele.
Nesse artigo foi possível perceber quão importantes são os resistores para o sucesso de um projeto com circuitos elétricos. Confira todos os resistores disponíveis em nosso portfólio e encontre o que mais se adequa ao seu projeto com um consultor do Grupo Autcomp.