Quando chegamos a um lugar e, de repente, a luz se acende; ou quando estamos estacionando o carro e ele apita cada vez mais alto na medida em que você se aproxima do carro que está atrás. Isso não é mágica. Essas funções são executadas pelos sensores que são utilizados em cada um de seus sistemas, sensores feitos para responder a cada uma dessas funções e é sobre eles o assunto deste artigo.
Os sensores foram criados há mais de seis décadas e são utilizados nos mais diversos setores industriais do mundo. A função deles, basicamente, é detectar e responder a algum estímulo e assim, emitir um sinal para que os outros componentes concluam a ação programada para o sistema em que está inserido. Eles se tornaram muito úteis para monitorar e identificar o que acontece sem que seja necessário um contato humano.
Existem diversos tipos de sensores no mundo da eletrônica. O que determina o sensor mais adequado depende, exclusivamente, para que será utilizado e qual será a sua função. Apresentamos alguns deles:
Esses sensores são capazes de detectar variação da tensão elétrica ou aumento de corrente elétrica. Muitas vezes, servem como alerta de segurança para empresas que atuam nesse segmento e operam com altas tensões.
São acionados a partir de um campo magnético e seu funcionamento é bem parecido com uma chave de liga/desliga. Por esse motivo, ele consegue ser aplicado em diversos sistemas.
O estímulo de funcionamento do sensor mecânico é baseado nas posições, movimentos ou presença do elemento atuador. Também opera sobre um circuito no modo liga/desliga, possuindo uma variação chamada de “chave de fim-de-curso”, que desliga o motor do sistema após o objeto deslocado chegar ao seu ponto máximo, como acontece em um portão automático.
Esse tipo de sensor é utilizado, principalmente, para captar distâncias, pois o estímulo para seu funcionamento é o retorno do eco no qual é possível detectar a que velocidade o som se propaga. Esse é o sensor utilizado em um sistema de estacionamento, como o caso citado no início.
Seu funcionamento ocorre com a utilização de um feixe de luz, que varia de acordo com o tipo de produto que ele irá detectar. A luz vermelha é indicada para objetos médios/grandes; laser para objetos pequenos; e a infravermelha para objetos transparentes. Além disso, o sensor óptico é divido em três tipos: barreira, difuso e reflexivo.
Como o próprio nome já diz, esse sensor é utilizado para medir temperatura e monitorá-la em caso de variação. É comum ser utilizada em câmaras frias, que necessitam de temperatura baixa e estável.
São tantos tipos de sensores, não é? Como vimos, cada um deles tem o seu poder específico e em conjunto com outras peças tornam possível mágicas como as citadas no início da luz ascender com o movimento ou no caso do carro com a aproximação na hora de estacionar.
O Grupo Autcomp está acompanhado dos melhores fornecedores para garantir que essa variedade seja atendida de acordo com seu projeto.