Varejo e tecnologia em conjunto

As pessoas visam agilizar suas atividades diárias, por isso estão em busca por dispositivos tecnológicos que otimizem o seu tempo de maneira eficaz. Podemos listar inúmeras situações que sofreram mudanças e adaptações com base na constante evolução da tecnologia, as quais proporcionam ao ser humano experiências notáveis de melhorias de vida.
Com base nisso, por mais que exista o acesso fácil e rápido ao produto em shoppings e lojas físicas, a locomoção até o local em geral é demorada, acarretando em um tempo não produtivo. Por esse motivo, as empresas investem mais na experiência do cliente, com intuito de fazer com que a ida ao ponto de venda seja enriquecida e as expectativas do consumidor em relação ao local sejam atendidas. Para que isso aconteça, as empresas precisam que sua equipe local esteja bem preparada e equipada para proporcionar, nos mínimos detalhes, a experiência perfeita.

Segurança no estabelecimento

Qualquer pessoa que frequente uma loja física espera que o estabelecimento proporcione segurança, assim o cliente pode se preocupar apenas com o que lhe interessa. Pensando nesse fator de grande importância para a experiência do consumidor na loja, as empresas Tyco e Johnson Controls trazem um sistema de segurança que é equipado com câmera 360º capaz de realizar o reconhecimento de imagem.
Câmeras com essa tecnologia são compostas por sensores adequados e componentes que tornam possível o reconhecimento de imagem.

Estoque inteligente

O controle dos estoques de uma loja é algo de extrema relevância para que haja disponibilidade dos produtos no ponto de venda, pois um dos fatores mais decisivos para o cliente é se a loja tem o que ele procura. Sabendo disso, a Tyco apresentou prateleiras inteligentes, que são equipadas com sensores que as tornam capazes de contar os itens retirados pelos consumidores. Com isso, a loja consegue analisar, em tempo real, a quantidade existente de um produto específico. E não para por aí! Essas prateleiras possuem o sistema pusher que empurra os itens para frente, mantendo a prateleira organizada e sem espaços, o que traz uma boa impressão para o consumidor, tendo em vista a organização nítida dos itens.
Esse é um belo exemplo de como os componentes certos, aplicados de maneiras inovadoras, surpreendem com os resultados apresentados.

Internet das Coisas (IoT)

Hoje em dia, a Internet da Coisas se tornou um diferencial que auxilia em diversos processos nas empresas. Uma das inovações que a Bematech e a TOTVS lançaram foi um hub capaz de se comunicar por meio de câmeras e sensores, ajudando lojas a terem comunicação completa entre os dispositivos em toda sua estrutura como por exemplo, gôndolas frias e refrigeradores, dos quais o varejista consegue ter um monitoramento em tempo real da temperatura e evitar possíveis perdas.
A experiência do cliente se tornou um dos fatores mais importantes nas lojas físicas, justamente pelo aumento das compras em e-commerces. Por esse motivo, pequenas inovações como essas trazem mudanças e adaptações necessárias para que o processo das lojas de varejo ocorra como planejado. Pequenos componentes em conjunto são capazes de realizar reconhecimento de imagem ou verificar a disponibilidade de determinado produto. As empresas que caminham em conjunto com a tecnologia têm maiores chances de prosperar e ser referência para os seus consumidores.