Microchip amplia o ecossistema de vídeo embarcado inteligente com FPGAs PolarFire® com novos IP cores SDI e kit bridge Quad CoaXPress™
- Grupo Autcomp
- 22 de jan.
- 2 min de leitura
Soluções integradas oferecem vídeo com qualidade de broadcast, bridge de SLVS-EC para CoaXPress Microchip e operação com consumo ultrabaixo para aplicações de visão médica, industrial e robótica de próxima geração

CHANDLER, Arizona, 19 de janeiro de 2026 (GLOBE NEWSWIRE) — A Microchip Technology (Nasdaq: MCHP) ampliou seu ecossistema de vídeo embarcado inteligente com FPGAs PolarFire® para atender desenvolvedores que precisam de conectividade de vídeo confiável, com baixo consumo de energia e alta largura de banda. As soluções de visão embarcada combinam kits de avaliação de hardware, ferramentas de desenvolvimento, IP cores e projetos de referência, ajudando a simplificar o desenvolvimento, reforçar a segurança e acelerar o time-to-market.
As soluções incluem IP cores de recepção (Rx) e transmissão (Tx) para Serial Digital Interface (SDI) e uma placa Quad CoaXPress™ (CXP™), oferecendo suporte a pipelines completos de vídeo para aplicações que vão desde diagnósticos médicos e imagens de baixa latência até conectividade de câmeras em tempo real para sistemas inteligentes.
Atualmente, a Microchip é o único fornecedor de FPGA conhecido a oferecer uma solução Quad CoaXPress baseada em FPGA, permitindo a ponte direta entre SLVS-EC (até 5 Gbps por lane) e CoaXPress 2.0 (até 12,5 Gbps por lane) sem a necessidade de IP de terceiros. Os IP cores SDI Rx/Tx oferecem transporte de vídeo compatível com os padrões da Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), incluindo 1.5G, 3G, 6G e 12G-SDI, para aplicações de broadcast e imageamento embarcado.
Além disso, o ecossistema inclui recursos de conversão HDMI para SDI e SDI para HDMI, com suporte a formatos de vídeo 4K e 8K, viabilizando o transporte de vídeo em alta resolução e alta largura de banda em diversas aplicações profissionais e embarcadas.
Ao aproveitar a arquitetura ultrabaixa em consumo de energia, segura, programável e não volátil dos FPGAs PolarFire, a Microchip oferece soluções integradas que permitem aos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) desenvolver sistemas de vídeo compactos, sem ventilação forçada e de alto desempenho. As soluções foram projetadas para reduzir o custo da lista de materiais (BOM), simplificar a complexidade do projeto e incorporar segurança em múltiplas camadas — desde o hardware e o design até os dados — por meio de recursos avançados de proteção contra adulteração e segurança embarcada.
“Os sistemas de visão médica, industrial e robótica de próxima geração exigem não apenas qualidade de vídeo excepcional, mas também eficiência energética sem concessões”, afirmou Shakeel Peera, vice-presidente de marketing da unidade de negócios de FPGA da Microchip. “A expansão do nosso ecossistema de vídeo embarcado com FPGAs PolarFire reforça nosso compromisso em oferecer soluções de baixo consumo de energia, projetadas para permitir que nossos clientes desenvolvam sistemas confiáveis, de alto desempenho, com conectividade robusta e consumo energético minimizado.”
Com suporte nativo a sensores Sony SLVS-EC, a solução oferece um caminho de atualização para projetos impactados pela descontinuação de componentes. Os desenvolvedores podem utilizar o Libero® Design Suite da Microchip e a ferramenta de síntese de alto nível SmartHLS™ para reduzir a complexidade e acelerar o desenvolvimento. Para saber mais sobre o portfólio de soluções baseadas em FPGA da Microchip, visite o site da empresa ou entre em contato com o Grupo Autcomp.




Comentários