top of page

Endpoints 10BASE-T1S Microchip chegam para transformar a conectividade automotiva

  • Foto do escritor: Grupo Autcomp
    Grupo Autcomp
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura
Endpoints 10BASE-T1S Microchip chegam para transformar a conectividade automotiva

CHANDLER, Arizona — 12 de novembro de 2025 — A crescente adoção de arquiteturas zonais na indústria automotiva tem intensificado os desafios de conectividade dentro dos veículos. Com o aumento constante de sensores e atuadores, soluções tradicionais — baseadas em microcontroladores e software personalizado — tornam o desenvolvimento mais caro, complexo e demorado. Para superar essas limitações, a Microchip Technology (Nasdaq: MCHP) lança a família LAN866x, endpoints 10BASE-T1S com Remote Control Protocol (RCP) projetados para levar a Ethernet até a borda da rede e acelerar a chegada dos Veículos Definidos por Software (SDVs).


Os endpoints LAN866x atuam como conversores diretos entre pacotes Ethernet e interfaces digitais locais, eliminando a necessidade de software específico em cada nó da rede. Essa abordagem reduz significativamente a complexidade do sistema, otimiza o uso de silício e diminui a ocupação física dos módulos. Com suporte ao protocolo RCP, os dispositivos permitem o controle centralizado de nós periféricos e facilitam o gerenciamento remoto de dados e dispositivos. Além disso, ao utilizar uma topologia multidrop 10BASE-T1S, a solução viabiliza arquiteturas totalmente baseadas em Ethernet — com menos cabos, menos integração de software e menores custos.


Ao remover a necessidade de programação em cada nó, os endpoints LAN866x ajudam a reduzir custos de hardware e engenharia, acelerar prazos de desenvolvimento e simplificar a arquitetura elétrica dos veículos. A tecnologia é ideal para aplicações como sistemas de iluminação — internos, faróis e lanternas —, sistemas de áudio, além de diversas funções distribuídas de sensores e atuadores. Nesses cenários, os endpoints fazem a ponte direta entre dados Ethernet e interfaces digitais que acionam drivers de LED, transmitem áudio ou controlam dispositivos no veículo.


“Com esses novos endpoints RCP, a linha Single Pair Ethernet da Microchip permite que os projetistas implementem uma arquitetura verdadeiramente baseada em Ethernet para Veículos Definidos por Software”, afirma Charlie Forni, vice-presidente corporativo da unidade de redes e comunicações da empresa. “Seguimos focados em entregar soluções inovadoras e oferecer suporte técnico global, documentação completa e ferramentas de desenvolvimento que ajudam a reduzir a complexidade dos projetos e acelerar o tempo de chegada ao mercado.”


A Microchip oferece um portfólio completo de soluções Single Pair Ethernet (SPE), incluindo transceptores, pontes, switches e ferramentas de desenvolvimento que possibilitam transmissão de dados confiável e de alta velocidade utilizando apenas um par trançado. Compatíveis com os padrões 10BASE-T1S, 100BASE-T1, 1000BASE-T1 e superiores, essas tecnologias simplificam o cabeamento e ampliam o uso de Ethernet em aplicações automotivas, industriais e de automação predial, garantindo interoperabilidade e escalabilidade.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page